Pedidos de cidadania portuguesa on-line
A plataforma foi lançada em fevereiro deste ano e até o início de dezembro já foram submetidos 14.700 pedidos de nacionalidade on-line, em algumas modalidades apenas retirando cerca de 10 mil atendimentos por mês nos balcões das conservatórias.
Agora todos são on-line
Agora a partir de 01 de dezembro todos passam a ser submetidos via on-line, essa funcionalidade está disponível para os advogados na representação de seus mandantes. O Ministro da Justiça de Portugal realçou os ganhos de eficiência e de tempo na resolução do processo e que constitui a primeira fase da plataforma que será lançada ainda este mês, eliminando as etapas de digitalização e classificação dos processos poupando tempo nos serviços.
Em termos ambientais a medida representa a eliminação de aproximadamente 240 mil cópias de papel graças a desmaterialização dos processos.
Todos saem ganhando
Esta nova plataforma permite também uma interação mais rápida e efetiva com as diversas entidades consultadas para a concessão da nacionalidade, como a Polícia Judiciária e a Agência de Integração Migrações e Asilo (AIMA) agilizando também os serviços do advogado que não mais se deslocará às conservatórias podendo fazê-lo de seu escritório a qualquer hora.
Fábio Luiz Viana, advogado internacionalista tem vasta atuação em assuntos de nacionalidade portuguesa, entre em contato a fim de agendarmos uma consulta jurídica ou encaminhe e-mail para: [email protected]